A adaptação à escola de crianças com implante coclear

Como se pode adaptar à escola, a criança com dificuldade de audição

Guiainfantil.com 28 de agosto de 2014

Quando falamos de inclusão escolar de crianças com implante coclear, devemos ter em conta que este implante é uma ajuda técnica que permite fazer chegar a certas frequências sonoras ao nervo auditivo, uma vez que, de acordo com o grau de deficiência, a criança receberá determinados sons , mas continuará a ter um défice sensorial.

É Por isso que na hora de planejar uma inclusão escolar para este tipo de deficiência, como acontece com o resto de diversidades funcionais, devemos ter em conta um planejamento personalizada e adaptada a cada criança com este tipo de deficiência. Para isso, devemos fazer uma análise tanto de fundo como de intervenção que temos de abranger, para a correta inclusão da criança e seu bem-estar educativo e socioemocional.

Adaptação ao colégio personalizada da criança com implante coclear

Menina com aparelho no ouvido

Os antecedentes a ter em conta podem ser:

– A história médica e a evolução de cada criança com esta deficiência e seu estado neurológico e intelectual.

– Saber a etiologia da perda auditiva, ou seja, seu início, bem como a idade de identificação.

– Em que momento ocorreu o implante, a nível evolutivo, bem como a adaptação do mesmo, que teve a criança.

– Também temos de ter em conta a bagagem cultural anterior e posterior ao implante.

Do mesmo modo, para uma correcta intervenção pedagógica temos que ter em conta:

– A qualidade, a quantidade e a consistência da intervenção antes do implante coclear ou seja, a bagagem sobre o processo de aprendizagem da criança.

– Informar sobre a linguagem antes do implante, seja ele falado ou assinado.

– Assim como influenciar a estimulação linguística apropriada para cada caso, tendo em conta os antecedentes educacionais aplicados na criança.

Partindo disso, devemos respeitar, desenhar ou redesenhar o estilo ou a metodologia mais adequada a cada criança com implante coclear, adequando-os materiais auditivos a uma percepção visual ou táctil de acordo com o grau de déficit auditivo e sua evolução com o implante protético.

Também temos que intervir para um favorecimiento do domínio socioemocional da criança com deficiência auditiva e implante coclear. Por esse motivo, mais uma vez, temos que incentivar a participação dos alunos em atividades que facilitem a empatia e o conhecimento da deficiência auditiva, bem como deixá-los conhecedores da linguagem utilizada pela criança para facilitar a interação entre iguais. Recriando através de jogos a sensação auditiva de ouvir apenas determinados sons muitas vezes distorcidos.

A adaptação dos professores às crianças com dificuldade de audição

Mas estar a pensar: ‘para isso, o professor precisa de uma formação ambiente da deficiência auditiva e, concretamente, ao implante coclear’. Efectivamente, para uma correcta intervenção de inclusão escolar em crianças com implante coclear ou com qualquer outra deficiência seja sensorial, física ou mental, os profissionais docentes devem adquirir alguns conhecimentos específicos e básicos, as deficiências que têm em seu ex-alunos para poder intervir e analisar o que foi descrito anteriormente, bem como favorecer a interação com colegas através de atividades curriculares compartilhadas entre o grupo classe.

Por último, na facilitação do conhecimento sobre a diversidade, neste caso, sensorial, o aluno desempenha um papel fundamental da família, uma vez que representa a fonte de informação mais conhecedora dos benefícios educacionais e socioemocionales para a criança. Por que tanto professores como família têm que trabalhar em equipe para melhorar a qualidade de vida da criança, assim como a sua inclusão escolar e social.

Nesse aspecto, a intervenção e o planejamento da inclusão educacional também depende e varia de acordo com a etiologia auditiva e o momento do implante coclear. Por isso que uma vez mais a personalização educativa torna-se fundamental para a promoção da inclusão escolar e a integração da criança no grupo classe, onde o computador psicopedagógico e a família são os pilares fundamentais para a sua evolução e adaptação.

Vanessa Fontes, psicóloga

Vanessa Fontes
Psicóloga clínica e social
http://psicovan.hostinazo.com/

Como detectar a surdez em crianças

Promovido

A resiliência é a capacidade do ser humano para enfrentar qualquer situação, mesmo as mais adversas, de forma positiva.

  1. Capa
  2. Saúde
  3. Ouvidos
  4. A adaptação à escola de crianças com implante coclear

Relacionados

LeituraAprendizagemBebêsOuvidosSaúdeMúltiplesimplante coclear deficiência auditiva surdez infantil surdez em crianças com problema auditivo aparelho para o ouvido Vanessa Fontes colégio

0 Comentários

×

Responsável ” Polegar Meios S. L. N. E

Objectivo ” Gerir os comentários ou Registro na web

Legitimação ” Consentimento do titular dos dados

Direitos ” Tem o direito de aceder, rectificar e cancelar os dados, bem como outros direitos, como se explica a informações adicionais

Informações adicionais “, você Pode consultar a informação adicional e mais detalhada sobre a Protecção de Dados Pessoais na Política de Privacidade e Aviso Legal https://www.guiainfantil.com

O mais visitado

AlimentaçãoSaúdeLazerBebês

Boletim informativo Semanal GuiaInfantil.com

Receba nossas novidades em seu e-mail

×

Responsável ” Polegar Meios S. L. N. E

Objectivo ” Gerir os comentários ou Registro na web

Legitimação ” Consentimento do titular dos dados

Direitos ” Tem o direito de aceder, rectificar e cancelar os dados, bem como outros direitos, como se explica a informações adicionais

Informações adicionais “, você Pode consultar a informação adicional e mais detalhada sobre a Protecção de Dados Pessoais na Política de Privacidade e Aviso Legal https://www.guiainfantil.com

Utilizamos cookies próprias e de terceiros para melhorar o nosso serviço, elaborar informação estatística e para a veiculação de publicidade personalizada. Se você continuar a navegar ou fechar a mensagem, entendemos que você está aceitando. Você pode alterar as configurações na nossa Política de Cookies

GuiaInfantil.com é o site líder em audiência na categoria ” Família e Estilo de Vida, com 14 milhões de visitantes por mês.

Polegar Meios S.L. © 2000-2018. Todos os direitos reservados.

Made with by 360audience

Leave a Reply