A alimentação da mãe lactante

A alimentação da mãe lactante

Guiainfantil.com 01 de junho de 2015

Quando uma mulher grávida tem uma alimentação correta, acumula as reservas básicas para estabelecer a amamentação, assegura a produção de leite para o seu filho e com uma boa nutrição para ela mesma.

A amamentação constitui um desgaste extra das reservas da mãe e, por isso, é fundamental que, enquanto amamantemos nosso bebê, vamos continuar mantendo uma alimentação saudável e a ingestão de calorias adequada.

A importância da alimentação durante a amamentação

Bebê mama

De todos é sabido que o período de amamentação ajuda a queimar a acumulação de gordura da gravidez e a conseguir repor a figura e o peso anterior à gravidez, mas isso não implica que devamos limitar a ingestão de calorias para ir puxando as nossas reservas. Para um bom estabelecimento e produção de leite, é necessário que a mãe aumente em cerca de 500 calorias, aproximadamente, a sua alimentação. Tanto é assim que está estimado que, para produzir um litro de leite requer cerca de 900 quilocalorias. Mas não só temos de produzir leite, também temos que estar bem alimentadas para ter vontade e energia de realizar nossas antigas e novas atividades físicas.

Durante este importante período para nosso filho e para nós, deveríamos consumir um total de cerca de 2500 Kcal. diárias ou algo mais, se pretende continuar com a amamentação durante mais de três meses. É conveniente realizar cerca de 5 refeições (3 principais e 2 lanches nutritivos) ao longo do dia.

A alimentação deve ser o mais variada possível, assim temos que cobrir todos os grupos de alimentos, com ênfase em alguns em que você deve aumentar sua ingestão durante a amamentação como:

– Alimentos que contenham vitaminas A, D, E, C, B1 e B2 e ácido fólico, legumes, frutas ou farinha de trigo.
– Cálcio: é recomendável cerca de 1.200 mg por dia
– Proteínas: as necessidades de proteínas são dobrados daí a importância de se consumir carnes pouco gordurosas, peixes, ovos ou leite.
– Ácidos graxos essenciais e minerais para o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê: frutos secos, peixe, óleo de oliva.

Evitar, pelo contrário gorduras insaturadas ou açúcares refinados. Muitos especialistas recomendam continuar ou começar com um aporte extra de vitaminas, minerais e cálcio através de compostos farmacêuticos. Depois de cada dose, é conveniente beber água ou outra bebida não muito calóricas, para ajudar a produção de leite. Além disso, devemos evitar medicamentos, drogas, álcool e tabaco, já que podem passar para a criança através do leite.

Pai Gabaldon. Redatora de Guiainfantil.com

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