A alimentação ideal para as crianças

Dicas para que as crianças comam de tudo. Entrevista com a nutricionista Lúcia Bultó

Lúcia Bultó Lúcia Bultó Nutricionista e dietista14 de setembro de 2015

Uma alimentação saudável e equilibrada é indispensável para o crescimento ótimo das crianças. Seus hábitos de alimentação não só influenciam no peso e no tamanho das crianças de acordo com sua idade, também influenciam de maneira direta em seu estado de saúde através de sua contagem de colesterol ou triglicéridos.

A nutricionista Lúcia Bultó, autora do livro Dos conselhos de Nutrinanny, as soluções que funcionam para a alimentação de crianças, oferece-nos nesta entrevista os melhores conselhos para a elaboração de uma alimentação ideal para as crianças.

Dicas para que as crianças comam de tudo

A alimentação ideal para as crianças

Qual é a alimentação ideal para as crianças? Quais são os objetivos de uma boa alimentação infantil?
A boa alimentação para as crianças é aquele que é variada, suficiente e equilibrada. O objetivo de uma boa alimentaición infantil é que a criança coma bem para que seu crescimento seja completo e adequado. Devemos dar-lhe o material que você precisa para chegar ao tamanho e ao peso correspondente à sua idade de forma saudável.

Como podemos conseguir que as crianças comam de tudo e na quantidade certa?
A criança é um aprendiz e temos que ensinar como se ensina matemática ou geografia. A criança tem que ensiná-lo a comer e tem que haver um ponto de autoridade nesse aprendizado, através dos pais, a escola, os avós… A criança tem que comer de tudo e em quantidade não muito grande, já que, às vezes, pecamos de querer que a criança coma demasiado. Tem que comer dependendo de sua idade, de seu tamanho e também de seu apetite, porque o seu apetite é um sintoma das necessidades da criança.

Como deve ser a mudança da alimentação triturada à sólida no bebê?
Como qualquer mudança tem que ser gradual. A chave está em manter o sabor a fruta e a verdura ao longo desta transição. Iremos mudando a textura, passando de uma textura líquida muito mais fácil de engolir e engolir, a uma textura com um pouco mais de grão, maior. E o menino tem que ser capaz de ir, de ver cores diferentes, experimentar outras texturas… As crianças têm que ir para a alimentação sólida, mas não de um dia para o outro, nem de um mês para o outro, precisamos de um tempo para que a criança seja capaz de dar suporte a esse sabor, na textura triturada e sólido, em pedaços junto com capsulas de colágeno hidrolisado.

Como as crianças comem carne em excesso? Quais são as consequências do excesso de proteínas?
As proteínas são nutrientes supervalorados erroneamente. A maioria das pessoas pensa que o nutriente principal são as proteínas, e isso é um erro, pois há 6 nutrientes e os outros 6 são igualmente importantes. Um excesso de proteínas, em 99 por cento dos casos, está associado a um excesso de gordura. A carne tem proteínas, o mesmo que o ovo, o presunto.. mas há também gordura e colesterol. Um excesso de proteínas, geralmente, está associado a um excesso de gordura, colesterol e de gorduras saturadas. Isso pode favorecer a obesidade e excesso de gordura no sangue.

O que acontece quando as crianças tomam muitos hidratos de carbono?
Quando as crianças tomam muito de algo, têm um excesso e este sempre se transforma em gordura, pois o corpo não elimina tudo o que lhe sobra. Não é como a água que bebo muito e vou ao banheiro. Com o tema os nutrientes calóricos, não é bem assim, o corpo, na previsão dos momentos de escassez, quando não encontra substrato energético para manter a vida, tem uma grande predisposição para reservar. Um excesso de hidratos de carbono ou proteínas, o corpo reserva na forma de gordura, favorecendo a obesidade.

Qual é a quantidade equilibrada de carboidratos, gorduras, proteínas e vitaminas que devem tomar as crianças?
Há quantidades estabelecidas pelas autoridades de saúde da OMS (Organização Mundial da Saúde). Constituem um guia para ter um ponto de partida: a metade das calorias, ou seja, 50% devem vir dos carboidratos, entre 12 e 15 por cento na forma de proteínas e entre 25-35 por cento na forma de gordura. Em cada caso, será o pediatra e o nutricionista que afinarán as taxas.

O que devemos colocar no prato das crianças?
Em princípio, devemos preencher metade do prato com alimentos ricos em carboidratos: pão , macarrão, batata, arroz. Un12-15 por cento deve estar reservado aos alimentos proteicos: carnes, peixes, ovos, presunto, legumes, lentilhas, feijão e grão-de-bico. E o resto corresponde à gordura, que já está ligada com a carne, a gordura da carne), o óleo com o que condimentamos ou preparar o prato olos frutos secos que são muito ricos em gordura.

Marisol Novo.

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