A boa e a má alimentação

O que devem e o que não devem comer as crianças

Guiainfantil.com 03 de abril de 2018

Para fazer com que as crianças gostem de uma boa saúde, é necessário que tenham uma alimentação variada e equilibrada, já que a diferença entre a boa e a má alimentação afetará a sua saúde e bem-estar. A nossa alimentação deve ser rica em hidratos de carbono, para conter um terço de gordura e o restante deve ser coberto por proteínas. Paralelamente, tão importante quanto comer é a prática de alguma atividade física diária. Dois recursos importantes para evitar a obesidade infantil.

Como uma boa e uma má alimentação infantil

O que devem e o que não devem comer as crianças

A comida não é um prêmio, nem deve ser um castigo, e também não deve ser um alívio para as tensões de uma pessoa. A comida deve ter o seu lugar, sua hora, e seu controle. Os grandes responsáveis pelo excesso de peso de uma criança são seus pais, aqueles que determinam o que se consome em casa.

Normalmente, seja por erros, obsessões, ou pelo desconhecimento e ignorância de seus pais, as crianças consomem mais quantidade de alimentos de que necessitam, e sua alimentação é muito rica em gorduras, açúcares, presentes em grandes quantidades de carne, alimentos pré-cozinhados, e em doces e bolos. Geralmente, são crianças que não consomem verduras, legumes, frutas, nem peixe. A isso se soma também que muitas crianças ignoram e acabem saindo de casa sem tomar o pequeno-almoço.

Na última pesquisa sobre o excesso de peso na infância, entre outras coisas, constatou-se que 8% das crianças espanhóis vêm para a escola sem ter desayunado. O café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia, e está diretamente envolvida na regulação do peso.

10 acertos na alimentação infantil

Quando os pais dão aos filhos a atenção devida e se preocupam com sua alimentação, as possibilidades de que sofra de excesso de peso são baixas. O controle dos adultos é fundamental na hora de prevenir a obesidade infantil. Para isso é necessário obedecer a algumas diretrizes alimentares, considerando que os primeiros anos de vida de uma criança são cruciais na sua educação:

1 – Hoje em dia considera-se que a alimentação a demanda para o bebê é a mais correta.

2 – Quando o bebê chora não oferecer o peito à primeira, sem antes detectar a causa do choro e tentar calmarle. Dar o peito, de forma indiscriminada, pode levar a que o bebê, quando for mais velho, de recorrer à comida quando sentir qualquer desconforto.

3 – Visitar regularmente o médico, quando necessário ou em revisões determinadas pelo centro de saúde. Está provado que uma criança que segue o controle médico tem menos chances de sofrer de obesidade ou qualquer outra doença

4 – Seguir as dietas alimentares que passará o pediatra do bebê, mês a mês. Ou seja, respeitando e introduzir os alimentos de acordo com a idade que tenha a criança. É um bom meio de prevenção.

5 – Permitir que o bebê de dois anos de idade já tentou de tudo um pouco.

6 – Evitar que as crianças saltem as refeições, organizando uma rotina de comida e sendo constante.

7 – Preparar as refeições com ingredientes frescos e naturais, sempre que puder

8 – Considerar a tabela de pesos e medidas que oferecemos e o que determina o pediatra de seu filho. E no caso de que o bebê ou a criança não apresente um quadro de medidas dentro da normalidade, fale com o médico sobre a forma de poder melhorar a situação.

9 – Oferecer uma alimentação variada em carnes, farinhas, legumes, frutas etc.

10 – Oferecer muitos líquidos às crianças, especialmente em épocas de muito calor e depois de praticar exercícios físicos. A água é uma boa fonte e um fluido que não tem calorias.

Os erros dos pais na alimentação dos filhos

– Obrigar que a criança coma mais do que possa ou queira.

– Premiar um bom comportamento com doces, guloseimas e outros alimentos calóricos.

– Punir a criança sem comida por se apresenta algum comportamento desfavorável.

– Comemorar qualquer evento importante na vida da criança, oferecendo-lhe uma ‘comida de plástico’.

– Permitir o consumo diário de bolos, refrigerantes e doces.

– Oferecer, com freqüência, pratos pré-cozinhados (geralmente congelados), por falta de tempo.

Como conseguir que as crianças comam de tudo

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