Como levar um estilo de vida saudável?

Como levar um estilo de vida saudável?

Blog Escapadinhas Como levar um estilo de vida saudável?
Não há segredo para viver um estilo de vida saudável, usando o bom senso e evitando maus hábitos é o suficiente para desfrutar de um estado de bem-estar completo.
Levar um estilo de vida saudável não deve ser uma opção, mas sim um dever. Da Organização Mundial de Saúde estão preocupados a este respeito, uma vez que hábitos de vida pouco saudáveis ​​causam 16 milhões de mortes por ano em todo o mundo, de acordo com os dados que manipulam. Portanto, eles estão determinados a erradicar esses maus hábitos entre a sociedade e estabeleceram uma série de diretrizes, como a redução do sedentarismo e da obesidade em todo o mundo em 10%.

Diretrizes para levar uma vida saudável.

A OMS define a vida saudável como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social”. Portanto, não se limita a fazer uma boa dieta ou exercício, mas também procura cuidar do estado mental e das emoções. Os aspectos que devem ser trabalhados para alcançar este estado de bem-estar são os seguintes:

Equilíbrio mental: Refere-se ao bem-estar emocional e psicológico, fundamental para o desenvolvimento de habilidades sociais, atividade mental e otimismo. É clinicamente comprovado que aqueles que desfrutam de um estado de conforto reduzem o estresse, a ansiedade e a fadiga, entre outros sinais mentais ruins.

Como levar um estilo de vida saudável?

Exercício físico : Você não precisa praticar nenhum esporte ou dedicar muitas horas, com o simples fato de andar em um ritmo rápido por 30 minutos por dia é suficiente para queimar as calorias consumidas. O exercício, ao contrário do que se acredita popularmente, contribui para o relaxamento, para dormir melhor e para melhorar a auto-estima. Se a isto acrescentarmos a visita pontual a um centro ou hotel com um spa, a sensação de bem-estar estará completa.

Atividade social: Ter uma vida social ativa melhora nosso bem-estar. Encontro com amigos, sair com o casal, desfrutar da família … São ações que devemos incentivar em nosso tempo livre para favorecer o estado mental, já que o isolamento social pode causar demência e uma diminuição acelerada das habilidades mentais.

Higiene: Estabelecer diretrizes de higiene tanto em casa como em nível pessoal nos impedirá de sofrer de doenças como infecções ou problemas dermatológicos. Além disso, reduzir a exposição a produtos tóxicos reduzirá a possibilidade de problemas de saúde.

Dieta balanceada: seguir uma dieta saudável não significa privar-se de certos alimentos, mas comê-los em sua medida adequada. Todos os alimentos que fazem parte da pirâmide alimentar devem estar presentes em nossa dieta, apenas alguns mais do que outros. Por exemplo, as proteínas não devem supor mais de 10% da nossa dieta nem açúcares mais de 5%.

Como levar um estilo de vida saudável?

Maus hábitos: Álcool, tabaco e drogas têm uma função prejudicial no corpo difícil de neutralizar, por isso é importante ficar longe desses hábitos tóxicos. No caso do álcool, aconselha-se o consumo diário de um copo de vinho ou cerveja.

Mitos falsos sobre uma vida saudável.

Com o tempo, muitos padrões de vida saudáveis ​​se tornaram populares e são considerados verdadeiros quando não são. Truques como beber dois litros de água por dia ou suar muito para queimar mais calorias são crenças falsas que a maioria de nós acha que funciona. Alguns dos mitos mais difundidos entre a população são os seguintes:

Alimentos sem glúten dilui: Entre muitas celebridades e atletas tornou-se popular ‘dieta livre de glúten’ consistindo de comer alimentos sem glúten. No entanto, não há provas científicas de que estas tenham propriedades de emagrecimento. Além disso, eles contêm calorias que não favorecem a perda de peso. Alimentos sem glúten só são aconselháveis ​​para os celíacos que vêem os sintomas da doença como diminuídos.

Suando elimina toxinas e dilui: A função da transpiração é manter a temperatura corporal. Nada tem a ver com perda de peso ou eliminação de toxinas, embora haja alguma verdade no último porque quando nos exercitamos, eliminamos 1% das toxinas no corpo. Por outro lado, não é verdade que a transpiração se torne mais fina, uma vez que tudo o que está envolvido é uma perda de líquido que é mais tarde recuperada com a ingestão de água ou bebidas isotônicas.

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Como levar um estilo de vida saudável?

Abdômen plano praticando abdominal: fazendo abdominal não elimina o intestino, a única coisa que faz é endurecer mais. O que realmente promove a perda de peso e, especificamente, o intestino é alimento. Evitar refeições pesadas e apostar em alimentos leves, como frutas e legumes, promoverá o trânsito intestinal e a diminuição do volume abdominal.

Beber 2 litros de água por dia é positivo: a ingestão diária de água depende de cada pessoa e do seu estilo de vida. Não há prova científica de que beber dois litros por dia seja saudável para o organismo. Os atletas provavelmente precisam de mais de dois litros por dia, enquanto as pessoas comuns que se hidratam regularmente terão o suficiente.

O Pilates alonga os músculos: é impossível que os músculos se alongem com a prática do esporte, isso só é possível através de uma intervenção cirúrgica. Uma coisa é a sensação de leveza e flexibilidade que podemos sentir depois de praticar esportes como pilates ou yoga, e outra completamente diferente é a perda de peso e alongamento dos músculos por causa disso.

Em resumo, não há segredo para viver um estilo de vida saudável, você simplesmente tem que seguir as orientações recomendadas pela OMS e apenas viver.

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