Jantar das crianças

A última refeição do dia deve ser leve e nutritiva

Guiainfantil.com 18 de fevereiro de 2016

O pequeno-almoço é talvez a comida mais importante para as crianças, mas também não há que preocupar jantar. Os meninos acabam se cansarão depois de um dia exaustivo de estudos e jogos. Portanto, um jantar leve e nutritivo, pode ajudá-los a recuperar a força e a descansar melhor à noite.

Dicas para o jantar das crianças

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1. Os madrugones, o fardo das pesadas mochilas cheias de livros no período escolar, as aulas extra-classe e os de ir ao jogos na piscina em época de calor, faz com que as crianças acabem rendidos ao final do dia. Por isso, uma alimentação adequada é um fator importante para que os mais pequenos tenham força e incentivo durante todo o dia.

2. Atualmente, é comum que tanto o pai como a mãe trabalham fora de casa. Isso torna o jantar, a única refeição do dia em que se pode realizar em família. É importante sentar-se à mesa sem pressa, para que a criança desfrute junto a sua família de jantar, enquanto você conversa e comenta o ocorrido durante o dia.

3. Para que os pequenos possam se nutrir com uma alimentação equilibrada, é conveniente que os pais preparem o jantar da criança, em função do que tenha comido naquele dia, podendo preparar o prato mais adequado do ponto de vista nutricional. Se bem que, é conveniente que os jantares tanto das crianças como dos maiores sejam claras em quantidades e pobres em alimentos gordurosos, já que os jantares pesadas ou muito calóricas podem impedir conciliar o sono, além de fazer com que este não seja totalmente reparador.

4. Em geral, o mais indicado é que o jantar inclui um prato de legumes, tanto cruas em forma de salada como cozinhadas. No caso de que ao meio-dia a criança tenha comido macarrão, arroz ou legumes, convém oferecer-lhe bem uma salada variada apresentada de forma original com os alimentos que lhe dão cor e a tornem mais agradável, ou um prato de legumes cozidos.

5. Para que esta verdura mais atractiva, pode ser uma boa idéia cocção preenchida, na forma de pequenos pedaços, refogada, com diferentes molhos, à papillote… deste modo, será mais fácil conseguir que os pequenos consomem de forma habitual estes saudáveis e nutritivos alimentos, que normalmente não são de seu agrado. No caso de que na escola a criança tenha tomado uma salada ou um prato de verdura, à noite, pode jantar um prato de macarrão ou arroz, omelete de batata… ou até mesmo uma salada de macarrão de cores, arroz ou batata.

Os segundos pratos no jantar das crianças

Os segundos pratos do jantar, normalmente, não são tão fortes e abundantes como os do meio-dia. No caso dos pequenos, não é usual que comer um bife como segundo prato no jantar. Se naquele dia comeram peixe, uma boa opção seria oferecer-lhes à noite algumas croquetes de presunto ou frango, uma omelete variada, peru ou frango, umas salsichas frescas… enquanto se à hora de comer, a criança tomou carne, convém que à noite comer peixe ou ovo.

O peixe é um dos alimentos que mais apresenta problemas na hora de ser consumido pelos mais pequenos por causa das espinhas e alergias. É útil oferecer peças que não contenham espinhos e cozinhá-lo de formas diferentes para que a criança não se cansar. Pode ser elaborada com diferentes molhos ou acompanhamentos de alimentos que dão cor ao prato e, em algumas ocasiões, ser utilizado como ingrediente de tortillas, pastéis, croquetes ou pudim.

Sobremesas para crianças saudáveis para o jantar

De sobremesa, é aconselhável não abusar de doces ou sobremesas muito gordos, que fornecem um excesso de calorias impossíveis de se queimar durante o sono noturno. Convém optar pelo consumo de frutas apresentadas, inteiras ou cortadas e misturadas em macedónia. Outra opção são os laticínios, que hoje apresentam uma grande variedade de produtos.

Para que a alimentação das crianças seja equilibrada e evitar problemas de saúde como a obesidade, é fundamental conhecer a alimentação que as crianças têm na escola e considerar a ceia como uma refeição tão importante como a do meio-dia, que você tem que prestar tempo e dedicação, evitando o consumo excessivo de fast food.

Pratos exclusivos para o jantar das crianças

Outra opção é oferecer às crianças um prato único que seja variado e ofereça legumes e proteínas, muito melhor do que os hidratos de carbono (mais pesados de processar a noite). Por isso, alguns pratos ideais para as crianças para o jantar seriam: Um prato de peixe cozido com arroz, Ervilhas com presunto e ovo, Arroz com carne moída, Bife com arroz e tomate, Salada de grão de bico com atum , Lombo com legumes grelhados. Depois devemos dar-lhes uma sobremesa (uma peça de fruta ou leite).

Como acostumar as crianças a comer legumes e frutas

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